quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Educação na Agenda da campanha do Bloco

Ana Drago e José Gusmão do Bloco de Esquerda reuniram esta quarta-feira com a direcção distrital de Santarém do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.
Uma reunião onde os representantes do Bloco escutaram as reivindicações dos Professores e apresentaram algumas das medidas defendidas para ultrapassar o actual momento.

Ao final da tarde, no auditório da Junta de Freguesia do Cartaxo, realizou-se uma sessão/debate sobre educação, com a presença de José Gusmão, Ana Drago e Francisco Colaço, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal do Cartaxo.

O tema da educação voltou a estar em destaque, assim como a saúde. José Gusmão, cabeça-de-lista do Bloco pelo Distrito de Santarém, apresentou algumas das propostas defendidas para o sector da saúde, referindo a necessidade de maior investimento em profissionais de saúde, alargamento da rede de cuidados continuados e necessidade de construção de um hospital a sul do Distrito.

Ana Drago, que apesar de todas as contrariedades que a Educação sofreu nos últimos governos, classifica a escola pública como um sector com serviço meritório.
Quatro anos de grande turbulência, com medidas descoordenadas pela Ministra da Educação, motivadas por uma maioria absoluta do PS que assim se sentiu confortável para fazer as alterações que quis no sector da educação.

Também o programa Novas Oportunidades seria, nas palavras de Ana Drago, um programa meritório, não fossem as metas impostas pelo Governo, motivado unicamente pelo objectivo da propaganda, tal como aconteceu com a distribuição do computador Magalhães.
Ana Drago acusou o governo de José Sócrates de atacar os direitos dos professores e a sua autonomia profissional, sobretudo pelo modelo de avaliação que unicamente se preocupa em pressionar aqueles profissionais na obtenção de boas médias para as estatísticas.

Francisco Colaço centrou o seu discurso na avaliação dos mandatos de Paulo Caldas, presidente da Câmara do Cartaxo. Uma avaliação amplamente negativa e que merece dos candidatos do Bloco a reprovação a todos os atropelos democráticos que se verificam naquela autarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário